09/01/2013

A aleatoriedade das carteiras de ações




No post anterior coloquei em discussão como o mercado não apresenta uma lógica aparente e pode ser completamente aleatório. 

Antes de iniciarmos o nosso estudo empírico com a Carteira Aleatória, gostaria de explorar um pouco mais a lógica utilizada por analistas de mercado para seleção de carteiras.

A questão do post anterior era:

Existe lógica por trás dos inúmeros estudos feitos para seleção de uma carteira de ações?

A resposta não é tão simples, assim como o mercado não é simples de ser compreendido. Como avaliar algo que se mostra aleatório por sofrer as mais variadas influências?

A simples influência de um modelo vencedor atuando no mercado acarretam mudanças que fazem com que este modelo fique obsoleto e inicie um período de perdas com o decorrer do tempo.

Mesmo assim os "especialistas de mercado" colocam todo o seu conhecimento em prática e trazem à público uma seleção com o que há de melhor para o momento.

Os métodos utilizados são os mais variados possíveis como análise do cenário macro-econômico, análise de balanço, cálculo diferencial, física quântica, geometria, astrologia, movimento das marés, dentre outros métodos e fórmulas extremamente elaboradas que um simples mortal poderia observar e dizer: "Veja a complexidade desse sistema, isso não tem como dar errado."


O grande problema disso tudo está na autoria dos sucessos e fracassos. Os sucessos, por serem raros, sempre serão atribuídos aos excelentes "especialistas" que formularam um modelo "altamente eficiente" e com certeza será enaltecido na próxima campanha promocional feita pelas corretoras e fundos de investimento, entretanto, o fracasso das carteiras sempre será atribuído a aleatoriedade dos acontecimentos que seriam imprevisíveis naquela época.

O mais impressionante é que as carteiras fracassadas (neste caso entenda carteira fracassada como todas as carteiras que não atingiram o Benchmark), mesmo acontecendo com uma frequência muito maior do que as de sucesso, serão enterradas no esquecimento. Tome como base as previsões feitas pela mãe Dináh, se recapitularmos todas as previsões feitas, menos de 10% foram acertadas e mesmo assim com um tom generalista.

Voltando ao foco principal deste site que é a nossa Carteira Aleatória, no próximo post vou colocar os parâmetros que utilizaremos para determinar a carteira e sua manutenção durante o período de estudo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário