06/01/2013

O mercado de ações, os especialistas e as carteiras



Há muito tempo me pergunto se as análises feitas por gestores de fundos e analistas de corretoras para acrescentar uma determinada ação no portfólio ou na carteira recomendada das instituições financeiras são realmente eficazes.
Já ouvi muito boato de que as carteiras recomendadas são apenas o chamariz para investidores inexperientes que precisam de uma "confirmação profissional" na sua decisão de aplicar seus recursos em determinado ativo, mas que na verdade são estratégias para os grandes "Tubarões" do mercado desovarem suas posições.

Para tentar responder estas falácias do mercado, deixo a primeira pergunta:

O mercado de ações é aleatório?

Primeiramente precisamos entender como o mercado de ações funciona, entretanto, o termo "entender o mercado" por si só já é um indicativo da resposta. Se alguém conseguir entender como o mercado funciona e formular um modelo que acerte 100% das vezes, então em teoria o mercado seguiria um padrão e não seria aleatório. Alguém aí tem um modelo operacional que acerte 100% das vezes?
Eu nunca encontrei ninguém que conseguisse tal sistema no mercado de ações, entretanto, se este sistema realmente existir seria a chamada "galinha dos ovos de ouro" ou o "Santo Graal" dos investimentos. Será que o detentor de tal sistema estaria disposto a compartilha-lo com os pobres mortais?
Com estas informações voltamos ao ponto inicial, pois da mesma forma que o mercado se mostra aleatório pela inexistência de provas de um padrão no mercado, se este padrão existir, seria pouco provável que ele seria divulgado, portanto, até que seja provado o contrário, vamos considerar que o mercado está aleatório.

Como achar a ordem em meio ao caos?

O segundo questionamento refere-se aos resultados obtidos pelos gestores de fundos e carteiras de instituições. A maioria destes fundos e carteiras não consegue resultados superiores ao IBOVESPA e os que superam o índice da nossa bolsa, não conseguem se manter consistentes nos períodos subsequentes apresentando resultados abaixo do que poderíamos esperar de "especialistas" muito bem pagos para avaliar a economia e as empresas que fazem parte de seus portfólios.

Para terminar este primeiro e polêmico post, deixo a pergunta:

Você acredita que uma carteira de ações escolhida aleatoriamente pode ser mais lucrativa do que carteiras montadas criteriosamente por "especialistas de mercado"?


Nenhum comentário:

Postar um comentário